Quem me conhece sabe da fascinação e medo que os zumbis me causam. A fascinação está diretamente relacionada com o fato de mortos andarem; e medo é relacionado com a possibilidade de me tornar um deles, desde que haja um Apocalipse Zumbi.
Bom, pode até parecer piada, mas o fato de pensar que um maldito comedor de carne possa arrancar um pedaço do meu braço e, mesmo, do meu pescoço e me transformar num deles é de causar pesadelos.
Existem diferentes tipos de zumbi, de acordo com as fontes as quais possamos nos deparar. Talvez faça um post sobre isso algum dia.
Entretanto, aqui trataremos de alguns filmes de zumbis que assisti e/ou ouvi falar e que gostaria de indicar aos que se interessam pelo tema. Citarei outras mídias que tratem de zumbis também, mas muito rapidamente.
De George "Funking" A. Romero, pai dos modernos conceito e filmes de zumbi temos:
1968: Nigth of the Living Dead, que teve, acredito eu, duas refilmagens posteriores. Foi o primeiro filme de zumbis como comedores de carne, se não me engano. Tornou-se cult e fez com que o baixo orçamento e os efeitos trash se tornassem regra em filme de zumbis;
1978: Dawn of the Dead, que teve uma boa refilmagem de 2004, com Zack Snyder como diretor;
1985: Day of the Dead, que também tem uma refilmagem posterior que acho ruim;
2005: Land of the Dead, que se passa num futuro onde os zumbis dominaram tudo;
2007: Diary of the Dead;
2009: Survival of the Dead, que teria sua estreia no Festival de Veneza, mas não sei se já estreiou; sei que ainda não assisti. Continuação direta de Diary, tendo o retorno dos sobreviventes deste fime.
Tem um outro filme dele de 1973 (The Crazies) que é de terror também. Falam muito bem desse filme que ganhou uma refilmagem entre o ano passado e esse. No Brasil foi traduzido como Exército do Extermímio.
Ainda sobre zumbis, tem os filmes da série The Return of the Living Dead. São cerca de 5 filmes baseados no Nigth of the Living Dead do Romero, mas assisti apenas o primeiro. Nesse filme os zumbis são praticamente indestrutíveis e não comem carne humana, mas sim o cérebro. É deles que vem o famoso bordão zumbi "Brain!".
Nessa tênue linha entre o terror e a comédia, podemos citar também os filmes dirigidos pelo Sam Raimi (Spider-Man 1, 2 e 3) e protagonizados por Bruce Campbell - a trilogia Evil Dead: The Evil Dead (1981), The Evil Dead 2 (1987) e The Evil Dead: Army of Darkness (1992). Cada um deles recebeu um nome no Brasil, mas o último ficou conhecido como Uma Noite Alucinante 3. Há dois jogos baseados nos filmes bem como uma HQ periódica publicada pela Dynamite Entertainment.
Tem também um filme do Peter Jackson, que dirigiu a trilogia The Lord of the Rings e o último King Kong: Braindead (1992). Aqui ficou conhecido como Fome Animal. Minha lembrança de ver pela primeira vez esse filme era um tanto quanto vaga, pois estava na quinta série. Estudava pela primeira vez no período da manhã e era um período onde o Cine Trash da Bandeirantes passava durante o começo da tarde e lembro-me de assistir um filme que me marcou pelo pastor alemão que era devorado ao mesmo tempo em que eu devorava meu almoço. Depois de anos - ano passado pra ser mais exato - liguei as cenas ao Fome Animal.
Tem, ainda, a comédia Zombieland (2009). Eu gostei pra caralho. Resumindo, como twittou Érico Borgo, do Omelete: "Bill murray, mortos-vivos e velvet underground. Zumbilândia, eu te amo".
De uma certa maneira, também podemos falar do I Am Legend (2007). Adapatado do livro homônimo de Richad Matheson de 1954, é a terceira adaptação do mesmo. As outras teriam sido The Last Man on the Earth (Mortos que Matam, 1964) e The Omega Man (Última Esperança Sobre a Terra, 1971), as quais não assisti.
No filme de 2007, com Will Smith como protagonista e com participação de Alice Braga, vemos criaturas que me lembraram zumbis. Entretanto, Érico Borgo aponta que o livro trata de criaturas-vampiros. E vampiros e zumbis são totalmente diferentes. Clique aqui e leia a critica do Borgo.
Saindo da terra do Tio Sam, tem o espanhol [REC] de 2007 e sua continuação [REC]². O primeiro ganhou uma versão americana em 2008 com o nome de Quarentine, que não faço questão de assistir por achar o original excelente.
Tem também dois filmes ingleses, um sequência do outro: 28 Days Later (2003) e 28 Weeks Later (2007). Aqui ficaram conhecidos como Extermínio e Extermínio 2, respectivamente. O primeiro é bom pra caralho. Ambos foram dirigidos por Danny Boyle (Trainspotting, Slumdog Millionaire) e há boatos sobre um terceiro filme, 28 Months Later.
Além do que já foi escrito e citado, a coluna Omeletrash, que trata não apenas de zumbis, mas como o próprio nome diz, de filmes trash, nos oferece algumas dicas (aqui e aqui).
Além dos filmes, tem uma porção de livros, quadrinhos e games sobre zumbis. De HQs, pode-se citar The Walking Dead, porque é a mais foda delas. Recomendadissíma pela crítica. Há ainda as séries Marvel Zombies (que teve um crossover com Evil Dead), ZMD - Zombies of Mass Destruction (que já está sendo filmado), Zombies That Ate The World, entre outros.
Em livros, além do já citado I Am Legend, há o The zombie survival guide de Max Brooks, filho de Mel Brooks. É um livro raro de se achar a versão em português, mesmo em algum sebo.
Em livros, além do já citado I Am Legend, há o The zombie survival guide de Max Brooks, filho de Mel Brooks. É um livro raro de se achar a versão em português, mesmo em algum sebo.
"Verdadeira preciosidade, a publicação nos ensina a ter uma completa proteção contra os mortos-vivos, sendo a ferramenta precisa contra as hordas de zumbis que podem estar em nosso encalço. Totalmente ilustrada e de fácil compreensão, traz capítulos interessantes, como táticas de defesa e armas mais efetivas, bem como psicologia e comportamento dos mortos-vivos. Há ainda pérolas como o capítulo que ensina a preparar a casa contra um longo cerco dos mórbidos seres" (http://www.omelete.com.br/quad/6238/_i_Guia_de_sobrevivencia_contra_zumbis__i_.aspx).
ATUALIZADO 05.02.10: Finalmente encontrei a versão em português do Guia de Sobrevivência aos Zumbis. Obrigado Saraiva! O livro já está em minhas mãos e estou pronto pra devorá-lo! Fica a dica de outro livro do Max Brooks, World War Z. O livro virou filme e vai ser lançado este ano, mas não tem tradução para o português.
Além disso, qual não é minha surpresa ao ver o OmeleTV dessa sexta? Clique aqui e assistam ao OmeleTV #63 - Especial Zumbis!!!
ATUALIZADO 07.02.10: Guia já lido e em vias de virar um post.
ATUALIZADO 05.02.10: Finalmente encontrei a versão em português do Guia de Sobrevivência aos Zumbis. Obrigado Saraiva! O livro já está em minhas mãos e estou pronto pra devorá-lo! Fica a dica de outro livro do Max Brooks, World War Z. O livro virou filme e vai ser lançado este ano, mas não tem tradução para o português.
Além disso, qual não é minha surpresa ao ver o OmeleTV dessa sexta? Clique aqui e assistam ao OmeleTV #63 - Especial Zumbis!!!
ATUALIZADO 07.02.10: Guia já lido e em vias de virar um post.
Outro que merece ser citado, é o livro-paródia Pride and Prejudice and Zombies. Pautado na obra de 1813 de Jane Austen, que é de domínio público na Inglaterra, a premissa do livro é que um regimento do Exército inglês às portas da casa dos Bennets em plena guerra com Napoleão só poderia ser explicada por conta de uma infestação zumbi na área. O autor desse livro é Seth Grahame-Smith e o mesmo já tem previsão de virar filme com Natalie Portman no mesmo papel que interpretou na adaptação do original. A atriz também produzirá o filme (veja a notícia).
Games são quase incontáveis, mas podemos citar a clássica série Resident Evil - que também virou filme -, os de certa maneira recentes Left 4 Dead e Dead Rising, com dois episódios cada um, e, até mesmo, Dead Space.
Até mesmo na TV os reality shows ganharam uma versão zumbi, com a série Dead Set - que é exibida no Brasil pela Multishow.
O fato é que existe muito material sobre zumbis, nas várias áreas de entretenimento. Tem muita coisa saindo agora também, tanto boa quanto ruim. É só utilizar o Grande Sábio da Montanha da era moderna, o Google, pra encontrar mais material.
Beijos,
Leo