Google+

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Filmes e Rugby, parte 1



Quando falamos de filmes sobre rugby a primeira coisa que nos vem na cabeça é Invictus (2009), o clássico dirigido por Clint Eastwood e protagonizado por Matt Damon e Morgan Freeman. Os mais aficionados pelos esporte ainda lembrarão de Forever Strong (2008) e Play On (2010). Entretanto, a história do rugby e do cinema é bem mais longa...
Ao fazer uma rápida pesquisa sobre o tema (usando a Wikipedia em inglês e o IMDb.com como fontes), acabei por me deparar com algumas dezenas de filmes sobre o esporte, além de documentários esportivos e algumas séries. Alguns dos filmes têm a trama se desenrolando em torno do rugby, enquanto outros citam brevemente o esporte ou tem algum praticante entre as personagens.
Um dos casos mais emblemáticos sobre uma “ponta” do rugby em filmes é Diarios de motocicleta (Argentina, EUA, Chile, Peru, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França. 2004. br: Diários de Motocicleta), do diretor brasileiro Walter Salles e estrelado pelo mexicano Gael García Bernal. O filme, que retrata a viagem de moto que Ernesto Guevara – depois mundialmente famoso como Che Guevara – fez com seu amigo Alberto Granado pela América do Sul mostra, logo no início, que o jovem argentino, apesar de asmático, praticava rugby. 
Bem, dessa maneira, vi que seria interessante fazer uma listagem sobre filmes nos quais o rugby tem uma presença relevante no enredo e não apareça, apenas, como coadjuvante – como o caso do acima citado Diários de Motocicleta.
Na busca de não me estender muito, resolvi deixar de fora as séries sobre rugby bem como séries onde o esporte apareceu em um ou mais capítulos. Havia, ainda, a possibilidade de se separar filmes sobre rugby union e rugby league. Mas, dado que um dos clássicos do cinema, This Sporting Life (Reino Unido, 1940. br: O Pranto de um Ídolo) é um filme sobre um jogador de rugby league, resolvi não fazer essa separação. 
Ainda assim, havia muito sobre o que escrever e, então, resolvi dividir o post em partes expondo os filmes em ordem cronológica. Contudo, como diferentes motivos fizeram com que eu não pudesse ver tudo, algumas indicações terão apenas a sinopse no que diz respeito aos meus comentários sobre a película. Nos que pude assistir, me alonguei nos comentários e curiosidades.
Pra constar, esse artigo foi originalmente pensado entre 2012-2013 e fiz duas re-filtragens do mesmo: a primeira em 2015, que me colocou a frente de novas informações e novos filmes, e a segunda agora em 2019, sem muita novidade. Em 2015 mesmo, acabei por ver que o filme mais antigo sobre rugby registrado no IMDb era Dewsbury v Manningham, de 1902, e que pode ser visto clicando aqui. Mas o mais interessante em se descobrir esse filme foi descobrir que há outros vídeos (pelo menos dois) de 1901 e que mostram outras partidas de rugby league entre equipes do norte da Inglaterra: Hunslet v Leeds e Salford v Batley. Além de serem curtas sobre rugby league, pude notar que esses vídeos foram feitos para mostrar o cotidiano do norte inglês no início do século XX.

Por fim, antes de começar com a lista, vale lembrar que estou a apresentar os filmes com a seguinte lógica: Nome do filme (País de produção, ano, título em português). Quando não há o nome em português, normalmente é por que o filme não veio para o Brasil nem foi lançado em Portugal. Isso dificulta muito se achar o filme, mas não torna a busca impossível. Sendo assim, vamos a primeira parte dessa lista: 

Stade Toulousain v. Gloucester (Reino Unido(?), 1911). Esse é o segundo filme listado no IMDb. Contudo, não há muita informação sobre ele. Nem mesmo no YouTube dá pra encontrar essa partida. Ainda assim, encontrei um anúncio sobre a exibição do filme no Flickr. 

Oxford contre Martigues (França, 1912). Um dos muitos curtas dirigidos pelo francês Jean Durand (1882-1946), este filme mostra uma partida de rugby que se estende pelas ruas da cidade. Infelizmente, não achei o filme nem no YouTube e nem para fazer download. Talvez uma locadora ou loja muito especializada possa ter o mesmo. 

Where is George? (Reino Unido, 1935). A comédia conta a história de Alf Scodger (Sydney Howard), que vive tentando enganar sua esposa arrogante. Como resultado dessas tentativas, ele acaba descobrindo que tem talento para jogar rugby league e acaba recrutado pela equipe local de Yorcaster para jogar contra os rivais Oldcastle, de Lancashire. O George do título é um potro comprado por Alf e que sumiu. Ao ver George num pasto ao lado do campo no qual jogava, Alf vai correndo atrás do potro e acaba marcando o try que decide a partida, o que acaba fazendo com que se reconcilie com sua esposa.

Tom Brown’s Schooldays (EUA, 1940). A adaptação americana do romance de mesmo nome do inglês Thomas Hughes (1822-1896) não é a primeira a ser feita, mas é a mais conhecida. O filme conta a história de Tom Brown sua passagem, na década de 1830, pelo colégio da cidade de Rugby. Como dito em post anterior, a Rugby School foi uma das poucas escolas públicas do Reino Unido responsáveis por criar o ideal de cavalheiro vitoriano e berço do esporte que leva o nome da cidade. Nessa adaptação, podemos ver os valores que se impõe, muitas vezes através do bullying do algoz Flashman, e que formarão esse ideal de cavalheirismo – que é muito caro ao rugby enquanto esporte. Vejam parte desse filme clicando aqui

As outras adaptações do romance – que atuou como importante meio de popularização do rugby – são todas britânicas e foram feitas nos anos de 1916, 1951 e 2005 (essa sendo um filme para a TV). Também houve a adaptação do mesmo em uma série televisiva da BBC no ano de 1971. 

La fausse maîtresse (França, 1942). Esse filme também é uma adaptação de uma peça literária. Dessa vez, porém, a adaptação se baseia no romance de mesmo título (A Falsa Amante, em português) do celebrado autor francês Honoré de Balzac. 
Se no romance, de 1841, temos um marido viciado no jogo e que põe seu casamento em risco ao ficar falido, no filme temos um industrial, Guy Carbonnel (Jacques Dumesnil) que, viciado em rugby, acaba por não dar atenção para sua esposa. Aproveitando-se disso, seu amigo René Rivals (Bernard Lancret), se vê livre para cortejar a esposa de Guy, Hélène (Lise Delamare). Vendo que Guy suspeita, René pede à acrobata Lilian Rander (Danielle Darrieux) para se passar por sua amante – a maîtresse do título. Clique aqui e ouça um tango cantado por Danielle Darrieux no filme. 

A Run for Your Money (Reino Unido, 1949). A comédia conta a história de David 'Dai Number 9' Jones (Donald Houston) e Thomas 'Twm' Jones (Meredith Edwards), dois mineiros de carvão de Hafoduwchbenceubwllymarchogcoch, sul de Gales, que ganham um concurso onde o prêmio são 100 libras mais os melhores lugares em Twickenham para ver uma partida de rugby entre Inglaterra e Gales. Ao se perderem um do outro e do jornalista (sir Alec Guiness, o Obi-Wan da primeira trilogia de Star Wars) do Echos – jornal que lhes deu o prêmio –, os mineiros passam por diversas situações pitorescas em Londres. 

The Happiest Days of Your Life (Reino Unido, 1950). Na comédia dirigida por Frank Lauder (Oh, Mr Potter!), a Nutbourne College (uma escola só para meninos), acidentalmente, acaba por alojar meninas da St Swithin's Girls' School (uma escola só para meninas). Além das situações de comédia com a falta de espaço, o mote do filme gira em torno da tentativa do diretor do Nutbourn College, Wetherby Pond (Alastair Sim),  em esconder dos pais das garotas o fato de seu colégio ser apenas para meninos, bem como em não deixar as meninas aparecerem para os school governors do colégio para o qual se como novo diretor. Obviamente, a farsa cai por terra quando os pais estão observando um jogo de lacrosse das meninas enquanto havia sido prometido um jogo de rugby (dos meninos) para os school governors.

This Sporting Life (Reino Unido, 1963. br: O Pranto de um Ídolo). O filme conta a história de Frank Machin, um arrogante jogador de rugby league e sua trajetória das minas de carvão, passando pelos envolvimentos amorosos até chegar ao sucesso no esporte durante a década de 1960. Machin é interpretado por Richard Harris, o professor Dumbledore dos dois primeiros Harry Potter, o Marco Aurélio de Gladiador e o English Bob de Os Imperdoáveis – entre outros célebres personagens. Clique aqui e veja o trailer remasterizado do filme.

Imágenes del deporte Nº 3 (Espanha, 1968). No terceiro curta-documentário dessa série espanhola – que teve 84 partes entre 1968 e 1975 – nos é apresentada uma partida de rugby entre o Club Universitario de Barcelona e o Sparta of Praga, dentre vídeos de outros esportes. 

Por hoje eu fico por aqui. Acredito que já temos uma boa quantidade de dicas para ver entre uma partida e outra da Copa do Mundo de Rugby. Em breve, volto com mais indicações sobre o tema.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Alec Guinness disse...

Sir Alec Guinness, please. Além de Obi-Wan, Prince Feisal, Colonel Nicholson e Marcus Aurelius, dentre outros..

Leonardo Carniato disse...

Devidamente corrigido, sir.