Google+

sábado, 31 de outubro de 2015

Vai começar a Champions Cup 2015-2016


Começa no próximo dia 13 de novembro a Champions Cup, torneio que na temporada passada substituiu a Heineken Cup como a principal copa europeia de clubes de rugby. Nessa temporada o torneio atrasou seu início devido a Copa do Mundo de Rugby. A final está marcada para o dia 14 de maio de 2016, no Stade des Lumières, em Lyon (França). Vale lembrar que o estádio é a casa da equipe de futebol Olympique Lyonnais, ou simplesmente Lyon.
São 20 os participantes oriundos dos países que compõe o Six Nations: Escócia, França, Gales, Inglaterra, Irlanda e Itália. A vagas estão distribuídas  da seguinte maneira: 
  • Inglaterra: 6 vagas para equipes da Aviva Premiership
  • França: 6 vagas para equipes do Top 14
  • Escócia, Gales, Irlanda e Itália: 7 vagas para equipes da Guinness Pro12
    • o melhor time de cada país na Pro12 se classifica para a Champions Cup (4 vagas)
    • as vagas remanescentes ficarão com os times melhores rankeados na Pro12 e que ainda não foram qualificados (3 vagas)
  • Repescagem: 1 vaga. 
Vale ressaltar que a repescagem para a temporada 2015-2016 da Champions Cup foi disputada num playoff composto por 3 equipes: em princípio, o Gloucester (campeão da Challenge Cup 2014-2015) enfrentou o Connacht (sétimo colocado da Pro12) e venceu por 40 a 32. Com isso, a equipe do sudoeste inglês pode enfrentar o Bordeaux Bègles (sétimo colocado do Top 14). Dessa vez, os ingleses não tiveram sorte e a equipe francesa venceu por 23 a 22. 
O curioso, contudo, é como o Edinburgh ficou fora da repescagem por duas vezes: para a repescagem do lado ítalo-britânico, classificaria-se o 7º colocado da Aviva ou o Campeão da Challenge (se este ainda não tivesse classificado para a Champions Cup), que enfrentaria o 8º colocado da Pro12 ou a equipe melhor classificada no Pro12 que ainda não tivesse qualificada para a Champions Cup. O Edinburgh não só perdeu a final da Challenge Cup para o Gloucester (19 a 13 para os ingleses), como também ficou 2 pontos atrás do Connacth na classificação geral do Pro12. Com isso, a equipe acabou indo parar na Challenge Cup - junto com Connatch e Gloucester.
O modo de disputa é clássico: as equipes são divididas em 5 grupos com 4 equipes cada, sendo que os primeiros de cada grupo e os três melhores segundos colocados avançam para as quartas-de-final.
Enfim, fique com o mapa das equipes que participam da edição 2015-2016 da Champions Cup e veja um pouco da história deles na competição:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: