Google+

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Filmes e Rugby, parte 2


Continuando nossa série sobre filmes e rugby (veja a primeira parte aqui), hoje teremos uma lista de filmes compreendidos entre as décadas de 1970 e 1980.
Relembrando, os filmes que aparecerem são apresentados com Nome do filme (País de produção, ano, título em português). Quando não há o nome em português, normalmente é por que o filme não veio para o Brasil nem foi lançado em Portugal. Isso dificulta muito se achar o filme, mas não torna a busca impossível. Sendo assim, vamos para a segunda parte:


Ciel Bleu (França, 1971). Nesse filme francês o rugby surge com elemento de reencontro: Nicholas é um fotógrafo atormentado pelas atrocidades que viu nas guerras na África e Indochina (atual Vietnam) e que, por isso, abandona sua namorada e seu emprego, decidindo se tornar fotógrafo esportivo. Durante a cobertura de uma partida de rugby entre França e Irlanda, na Irlanda, Nicholas reencontra essa ex-namorada americana (Alexandra Stuart) e, com ela, tenta superar seus traumas. 

William Webb Ellis, Are You Mad? (Reino Unido, 1971). Curta realizado pela Rugby Football Union reinterpretando a lenda de Webb Ellis e o surgimento do rugby. Veja o vídeo aqui.

Grand Slam (Reino Unido, 1978). Nessa comédia da BBC Wales, braço galês do canal de TV britânico, quatro homens saem de Gales com destino à Paris para assistir a partida entre França e Gales, pelo Five Nations.
No filme, Hugh Griffith – que também é uma das estrelas de A Run for Your Money, que comentei no post anterior – interpreta Caradog Lloyd-Evans, um dos galeses do grupo. Caradog, que havia servido na França durante a Segunda Guerra Mundial, leva seu filho Glyn (Dewi 'Pws' Morris) na viagem para que ele possa encontrar sua “pequena borboleta”, uma mulher com quem ele teve um affair durante o conflito. A partir daí, começam as confusões no filme.
O jogo retratado na película é o confronto entre Gales e França do Five Nations de 1977, que acabou com a vitória da França por 16 a 9. Isso fez com que o final do filme, que já havia sido gravado dando vitória para Gales, precisasse ser refeito. As locações usadas foram o Cardiff Arms Park, palco da vitória de Gales sobre a França no ano seguinte. Inclusive, é possível ver vários jogadores das seleções da França e de Gales de 1977, como Gareth Edwards, JPR Williams e Phil Bennett.
Sobre o Five Nations de 77 é interessante ver que o confronto entre França e Gales acabou sendo o jogo que decidiu o Grand Slam bem como o campeonato, pois ambas as equipes ganharam todos os seus outros jogos. A França, inclusive, jogou com os mesmo 15 titulares em todos os jogos, feito inédito e que, até agora, não foi equiparado por nenhuma outra seleção. Gales, por sua vez, acabou conquistando o Grand Slam e, consequentemente, o Five Nations, nos dois anos seguintes.

Chariots of Fire (Reino Unido, 1981. br: Carruagens de Fogo). Ainda que esse clássico do cinema trate sobre atletismo - mais especificamente sobre a equipe britânica nas Olimpíadas de 1924 -, ele aparece nessa lista pelo fato de Eric Lidell, um dos protagonistas do filme e interpretado por Ian Charleson, também ter tido aparições na seleção escocesa de rugby antes de conquistar sua medalha olímpica. Veja mais aqui.

Carry Me Back (Nova Zelândia, 1982). O filme conta a história de dois irmãos que vão com o pai pra cidade assistir um jogo de rugby no final de semana. O pai, entretanto, morre no hotel e os irmãos têm de levar o corpo de volta pra fazenda para parecer que o pai morreu lá. Do contrário, eles não herdariam a fazenda, dado uma cláusula que havia no testamento do pai.

The Meaning of Life (Reino Unido, 1983. br: Monty Python: O sentido da vida). Ainda que o rugby não seja peça central desse filme, o terceiro do Monty Python, ele é essencial por si só. E o esquete do rugby é sensacional.

Patu! (Nova Zelândia, 1983). Patu! é um registro documental da desobediência civil em massa que ocorreu em toda a Nova Zelândia durante o inverno de 1981, em protesto contra uma turnê da seleção sul-africana de rugby, os Springboks, pelo país insular - em virtude de o país africano viver sob o regime do apartheid. Vale lembrar que em 1976 foi a nova Zelândia que fez turnê pela África do Sul, sem levar atletas de origm maori em seu elenco e gerando boicote de 33 países africanos às Olimpíadas de Montreal. Veja o documentário aqui.

Sarang mandeulgi (Coreia do Sul, 1983). Tae-hun, um jogador de rugby e escritor de livros infantis, e Mi-hae, uma artista, são o casal mais popular da faculdade. Quando os pais de Mi-hae decidem migrar para os Estados Unidos, os amantes decidem ir morar juntos – uma decisão que pode se revelar desastrosa.

Astérix chez les Bretons (França, 1986. br: Asterix entre os bretões). Nessa animação, uma adaptação do oitavo álbum dos quadrinhos, Asterix e Obelix partem até a Bretanha (que compõe a atual Inglaterra) com um barril de sua poção mágica visando ajudar o primo de Asterix, Jolitorax (no original), contra os romanos. Em certo momento do filme podemos ver uma partida de rugby na qual a poção mágica tem um papel importante. O filme, completo e dublado, pode ser visto aqui.

Footrot Flats: The Dog's Tale (Austrália/Nova Zelândia, 1987. br: As Confusões de Um Adorável Cão). Este desenho é a primeira animação em longa metragem realizada na Nova Zelândia. A película é baseada nas personagens dos quadrinhos de Footrot Flats, do cartunista Murrey Bell, muito popular na terra dos kiwis. A principal personagem das tirinhas é Dog, cujo dono Wal Footrop, um pastor de ovelhas, era hooker no colégio e, depois, tornou-se boxeador antes de assumir a fazenda. No filme, que pode ser visto inteiro no Youtube (veja a primeira parte aqui), Wal, inclusive, faz um teste para o All Blacks.

The Year My Voice Broke (Austrália, 1987). Considerado pela Australian Film Institute como o melhor filme do ano de 1987, este drama é o início da trilogia de filmes do diretor John Duigan sobre um desajeitado garoto australiano. Nesse filme, Danny (Noah Taylor) é um garoto da zona rural de South Wales, Austrália, se vê apaixonado por sua melhor amiga, Freya (Loane Carmen). Entretanto, a menina se apaixona por Trevor (Ben Mendelsohn), um valentão e estrela do time de rugby do colégio. Isso acaba por desencadear uma série de mudanças irreversíveis na vida de todos os envolvidos.

The First Kangaroos (Austrália/Canadá/Reino Unido, 1988). É um filme para a TV que conta a história da primeira equipe de rugby league que visitou a Inglaterra, entre 1908 e 1909.
 
 
Fechando por hoje, uma mea culpa: minhas fontes (Wikipedia em inglês e IMDb) são restritas. Logo, muita coisa ficou de fora visto que nem Wikipedia nem IMDb tem todas as coisas do mundo em seus bancos de dados (por incrível que pareça). Enfim, acessando o link para ver o documentário Patu!, você também terá acesso a uma grande gama de filmes neo-zelandeses, inclusive sobre rugby (são cerca de 230 títulos só com uma busca superficial). Aproveitem.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: