O rugby é um esporte que apresenta 22 Leis do Jogo, que apresentam algumas variações quando de jogos para menores de 19 anos, jogos de seven-a-side (7 jogadores) e jogos de ten-a-side (10 jogadores). Todas as informações sobre essas leis - e suas variações - se encontram em um livro de de 212 de páginas que pode ser lido aqui. Sei que os números assustam, dando a impressão de que é um esporte complicado de se entender, mas as leis visam tanto manter os atletas seguros como visam melhorar a competitividade do esporte.
De qualquer maneira, entender o rugby não é tarefa complicada. Alguns conhecimentos básicos já são mais do que suficientes para te ajudar a acompanhar o esporte. Parte do que você precisa saber está nesse post. Outra parte encontra-se abaixo:
A bola
A bola de rugby é de formato oval, o que por vezes faz com que o expectador menos familiarizado com o esporte imagine se ela uma bola de futebol americano. Não nos esquecendo que o segundo surge do primeiro, basicamente, a bola de rugby é maior e mais leve do que a bola de futebol americano, não apresentando aquela costura típica e, normalmente, com predomínio da cor branca (e não marrom).
As medidas oficiais de uma bola de rugby são:
• Comprimento: de 280 a 300 mm.
• Circunferência (largura): 580 a 620 mm.
• Circunferência (de ponta a ponta): 740 a 770 mm.
• Pressão / Peso: 65,71 a 68,75 kPa / 410 a 460 gramas.
Bolas de rugby |
A bola apresenta quatro tiras costuradas e
pode ser feita de couro ou material sintético adequado, podendo, ainda sofrer
tratamento para que ela fique impermeável e com maior aderência. Apesar disso,
ela pode ser de tamanho menor para jogadores mais jovens.
Os
jogadores
Numa partida de Rugby XV são 15 os jogadores
para cada lado, onde cada jogador tem uma função específica, mas que é
complementar às outras. Todos os jogadores defendem e todos atacam, sendo que
deve haver uma cadência entre força e velocidade.
Os jogadores mais fortes, responsáveis por
ataques mais fechados e pela proteção da bola, são os chamados forwards. Já os jogadores mais rápidos e
responsáveis por ataques mais abertos são os chamados, no Brasil, linhas ou backs. Diferentemente do futebol, a
numeração do rugby é fixa com relação à posição do jogador em campo. Sendo
assim, divide-se os forwards de
número 1 a 8 e os linhas de número 9 a 15.
Os forwards são divididos em três linhas:
• Na 1ª linha jogam os Pilares (camisas 1 e 3)
e o Hooker (camisa 2). São jogadores
que devem ter um porte físico avantajado e grande força, já que são a primeira
linha de defesa.
• A 2ª linha é formada pelos jogadores mais altos
e que normalmente saltam nos line-outs
(laterais). Jogam com as camisas 4 e 5.
• Na 3ª linha jogam os Asas ou Flankers (camisas 6 e 7) e o Oitavo
(camisa 8). São jogadores que devem aliar força e velocidade.
Essas três linhas são mais bem visualizadas
durante a formação do scrum. O scrum é formação ordenada usada pelos forwards para recomeçar o jogo após
algumas jogadas irregulares ou penalidades leves. É frequente chamar os forwards de scrum, passando o termo a designar também esse conjunto de
jogadores.
Scrum |
Os linhas, ou backs, são divididos da seguinte maneira:
• Scrum-Half: denominado, também, apenas como Half, veste a camisa 9 e é o responsável por coordenar os forwards e fazer a ligação entre estes e a linha.
• Fly-Half: mais conhecido como Abertura, joga com a camisa 10 e é ele quem determina para onde a bola vai na linha.
• Centros: referente aos jogadores que atuam com as camisas 12 (1º centro) e 13 (2º centro), são os jogadores da linha responsáveis por tentar furar a linha de defesa adversária.
• Pontas: são os jogadores que atuam com as camisas 11 e 14 junto as laterais do campo. Normalmente, são os mais velozes do time.
• Full-back: jogador que atua com a camisa 15. É o jogador que se posiciona ao fundo do campo quando o time defende e que dá apoio aos pontas durante o ataque.
Regras básicas
O passe: a primeira coisa que você precisa saber sobre o rugby é de que a bola só pode ser passada para trás ou para o lado quando se utiliza as mãos. Por isso que quando em ataque a equipe se posiciona em diagonal (ou funda, na linguagem do rugby). Sendo assim, toda vez que a bola vai pra frente, seja num passe (pass forward) ou porque o jogador a deixa escapar (knock on), temos uma infração que necessariamente será cobrada a partir de um scrum. A única exceção de se passar a bola para a frente acontece quando o passe ocorre com os pés, desde que quem pegue a bola esteja na mesma linha ou atrás de quem chutou a bola no momento do chute.
O tackle: outra determinação básica é a de que apenas o jogador que porta a bola pode ser derrubado (tackleado, neologismo vindo do inglês tackle). Quando no chão, jogador que deu o tackle deve soltar o jogador tackleado e, então, este deve soltar a bola. Para poder pegar a bola, os jogadores que estão no chão tem de ficar sobre seus pés, ou seja, tem de mostrar que se levantaram. O tackle em jogador sem a bola ou acima da linha do pescoço é um penal (falta).
Tackle |
Após tackle do jogador da equipe azul, jogador da equipe amarela solta a bola e um ruck se forma pela disputa da mesma |
Ocorrendo normalmente após cobranças de line out, o maul é uma formação que não pode ser derrubada e cuja mobilidade é essencial para sua existência: se o time portador da bola no maul não conseguir empurrar a equipe adversária, o maul não existe e a bola tem de deixar a formação imediatamente.
Maul irlandês contra Galês |
A bola deve ser sempre inserida reta, sem vantagem para nenhum time. Nesse corredor, a disputa de bola será feita pelos dois camisas 2, os hookers, que tem que pegar a bola com os pés. Se a bola sair direto pelo corredor ou algum dos outros forwards colocar a mão na bola (exceção do Oitavo, que pode usar as mãos para dar saída à bola).
Se o scrum cair, girar mais de 90º ou qualquer jogador ser levantado para cima, será marcado uma penalidade a favor do time ofendido.
Disposição de dois times durante a cobrança de scrum. A bola pertence ao time de branco, que se posiciona para o ataque. |
Tempo de disputa: Por fim, como questão básica, uma partida de rugby tem duração de 80 minutos, com dois tempos de 40 minutos mais o tempo de descontos determinado pelo árbitro. Normalmente a partida se encerra com a bola parada, exceção feita quando se é marcado um try: o árbitro deve permitir a cobrança da conversão mesmo com o tempo terminado.
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