Google+

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Rugby: a bola, jogadores e regras básicas

O rugby é um esporte que apresenta 22 Leis do Jogo, que apresentam algumas variações quando de jogos para menores de 19 anos, jogos de seven-a-side (7 jogadores) e jogos de ten-a-side (10 jogadores). Todas as informações sobre essas leis - e suas variações - se encontram em um livro de de 212 de páginas que pode ser lido aqui. Sei que os números assustam, dando a impressão de que é um esporte complicado de se entender, mas as leis visam tanto manter os atletas seguros como visam melhorar a competitividade do esporte.
De qualquer maneira, entender o rugby não é tarefa complicada. Alguns conhecimentos básicos já são mais do que suficientes para te ajudar a acompanhar o esporte. Parte do que você precisa saber está nesse post. Outra parte encontra-se abaixo:

A bola
A bola de rugby é de formato oval, o que por vezes faz com que o expectador menos familiarizado com o esporte imagine se ela uma bola de futebol americano. Não nos esquecendo que o segundo surge do primeiro, basicamente, a bola de rugby é maior e mais leve do que a bola de futebol americano, não apresentando aquela costura típica e, normalmente, com predomínio da cor branca (e não marrom).

As medidas oficiais de uma bola de rugby são:
• Comprimento: de 280 a 300 mm.
• Circunferência (largura): 580 a 620 mm.
• Circunferência (de ponta a ponta): 740 a 770 mm.
• Pressão / Peso: 65,71 a 68,75 kPa / 410 a 460 gramas.
Bolas de rugby
A bola apresenta quatro tiras costuradas e pode ser feita de couro ou material sintético adequado, podendo, ainda sofrer tratamento para que ela fique impermeável e com maior aderência. Apesar disso, ela pode ser de tamanho menor para jogadores mais jovens.


Os jogadores
Numa partida de Rugby XV são 15 os jogadores para cada lado, onde cada jogador tem uma função específica, mas que é complementar às outras. Todos os jogadores defendem e todos atacam, sendo que deve haver uma cadência entre força e velocidade.
Os jogadores mais fortes, responsáveis por ataques mais fechados e pela proteção da bola, são os chamados forwards. Já os jogadores mais rápidos e responsáveis por ataques mais abertos são os chamados, no Brasil, linhas ou backs. Diferentemente do futebol, a numeração do rugby é fixa com relação à posição do jogador em campo. Sendo assim, divide-se os forwards de número 1 a 8 e os linhas de número 9 a 15.
Os forwards são divididos em três linhas:


• Na 1ª linha jogam os Pilares (camisas 1 e 3) e o Hooker (camisa 2). São jogadores que devem ter um porte físico avantajado e grande força, já que são a primeira linha de defesa.
• A 2ª linha é formada pelos jogadores mais altos e que normalmente saltam nos line-outs (laterais). Jogam com as camisas 4 e 5.
• Na 3ª linha jogam os Asas ou Flankers (camisas 6 e 7) e o Oitavo (camisa 8). São jogadores que devem aliar força e velocidade.


Essas três linhas são mais bem visualizadas durante a formação do scrum. O scrum é formação ordenada usada pelos forwards para recomeçar o jogo após algumas jogadas irregulares ou penalidades leves. É frequente chamar os forwards de scrum, passando o termo a designar também esse conjunto de jogadores.

Scrum
Os linhas, ou backs, são divididos da seguinte maneira:

• Scrum-Half: denominado, também, apenas como Half, veste a camisa 9 e é o responsável por coordenar os forwards e fazer a ligação entre estes e a linha.
• Fly-Half: mais conhecido como Abertura, joga com a camisa 10 e é ele quem determina para onde a bola vai na linha.
• Centros: referente aos jogadores que atuam com as camisas 12 (1º centro) e 13 (2º centro), são os jogadores da linha responsáveis por tentar furar a linha de defesa adversária.

• Pontas: são os jogadores que atuam com as camisas 11 e 14 junto as laterais do campo. Normalmente, são os mais velozes do time.
• Full-back: jogador que atua com a camisa 15. É o jogador que se posiciona ao fundo do campo quando o time defende e que dá apoio aos pontas durante o ataque.

Regras básicas

O passe: a primeira coisa que você precisa saber sobre o rugby é de que a bola só pode ser passada para trás ou para o lado quando se utiliza as mãos. Por isso que quando em ataque a equipe se posiciona em diagonal (ou funda, na linguagem do rugby). Sendo assim, toda vez que a bola vai pra frente, seja num passe (pass forward) ou porque o jogador a deixa escapar (knock on), temos uma infração que necessariamente será cobrada a partir de um scrum. A única exceção de se passar a bola para a frente acontece quando o passe ocorre com os pés, desde que quem pegue a bola esteja na mesma linha ou atrás de quem chutou a bola no momento do chute.

O tackleoutra determinação básica é a de que apenas o jogador que porta a bola pode ser derrubado (tackleado, neologismo vindo do inglês tackle). Quando no chão, jogador que deu o tackle deve soltar o jogador tackleado e, então, este deve soltar a bola. Para poder pegar a bola, os jogadores que estão no chão tem de ficar sobre seus pés, ou seja, tem de mostrar que se levantaram. O tackle em jogador sem a bola ou acima da linha do pescoço é um penal (falta).

Tackle
O ruck: o ruck ocorre quando a bola está no chão - principalmente depois de um tackle - e um ou mais jogadores de cada equipe, estando sobre os seus pés, entram em contato físico ao redor da bola, visando garantir sua posse. Um jogador que faça parte de um ruck tem de fazê-lo por toda a extensão do seu braço, devendo estar e manter-se sobre seus pés e não podendo colocar seu tronco abaixo da linha de sua cintura. O jogador, também, só pode adentrar no ruck a partir da linha formada pelo pé do último homem de seu time na formação; qualquer outra tentativa de entrada é uma penalidade. O ruck não pode ser voluntariamente derrubado e o jogador não pode usar a mão para manipular - a não ser que não haja o ruck formado.
Após tackle do jogador da equipe azul, jogador da equipe amarela solta a bola e um ruck se forma pela disputa da mesma
O maul: quando, na tentativa de um tackle, o jogador com a posse de bola se mantém em pé e em contato com o adversário e outro jogador da sua equipe faz contato com ele, temos um maul.
Ocorrendo normalmente após cobranças de line out, o maul é uma formação que não pode ser derrubada e cuja mobilidade é essencial para sua existência: se o time portador da bola no maul não conseguir empurrar a equipe adversária, o maul não existe e a bola tem de deixar a formação imediatamente.

Maul irlandês contra Galês
O scrum: o scrum é uma formação ordenada na qual os forwards realizam disputa de força e de posse de bola. Após o juiz dar os comandos verbais agachem, segurem, já, para a formação do scrum e o comando não-verbal para introduzir a bola, o scrum-half deve introduzir a bola no corredor formado entre os dois as duas primeiras-linhas de forwards. O half é o único jogador da linha que pode ficar próximo ao scrum, mesmo que a posse de bola seja da equipe adversária. Todos os outros jogadores da linha devem ficar a, pelo menos, 5 metros da formação, só podendo avançar quando a bola já tiver saído do scrum.
A bola deve ser sempre inserida reta, sem vantagem para nenhum time. Nesse corredor, a disputa de bola será feita pelos dois camisas 2, os hookers, que tem que pegar a bola com os pés. Se a bola sair direto pelo corredor ou algum dos outros forwards colocar a mão na bola (exceção do Oitavo, que pode usar as mãos para dar saída à bola). 
Se o scrum cair, girar mais de 90º ou qualquer jogador ser levantado para cima, será marcado uma penalidade a favor do time ofendido.

Disposição de dois times durante a cobrança de scrum. A bola pertence ao time de branco, que se posiciona para o ataque.
line-out: quando a bola sai pelas linhas laterais do campo (touchline), haverá a cobrança do line out, ou lateral. Cobrará o line out a equipe adversária da equipe do jogador que portou ou tocou a bola imediatamente antes dela sair pela lateral. A única exceção é durante a cobrança de penal, quando a equipe ofendida pode escolher chutar a bola para a lateral e manter a posse da mesma.
No line, a cobrança pode ser feita de maneira rápida, desde que a bola não tenha se tornado morta, não tenha sido tocada por outra pessoa ou que o alinhamento lateral não tenha se formado. Mesmo nessa cobrança, a bola deve passar pela linha dos 5 metros antes de ser tocada. 
Qualquer jogador da equipe pode fazer parte do alinhamento lateral, mas, normalmente, essa função cabe aos forwards. Estes tem de se posicionar entre a linha dos 5 metros e a linha dos 15 metros em número mínimo de 2 jogadores por equipe. Não há limite máximo para o número de jogadores, a não ser o já determinado número de jogadores em campo por equipe. Quem determina quantos jogadores formarão o line é a equipe com posse de bola, que deve avisar a equipe adversária, visto que ambas devem sempre ter o mesmo número de jogadores na formação.
O lançador, tradicionalmente o hooker, deve lançar a bola no centro do corredor formado por ambas as equipes. Os segundas-linha são os, costumeiramente, os saltadores, enquanto os outros forwards são responsáveis por fazer ser os levantadores do elevador.
Nota: o elevador foi criado em meados da década de 1990 pelos sul-africanos, visando dificultar a perda da bola para a equipe adversária. Quase custou a participação dos Boks na Copa do Mundo de 1995, pois a IRB (atual World Rugby) não via com bons olhos tal tática e quis proibi-la.

Line out
Tempo de disputa: Por fim, como questão básica, uma partida de rugby tem duração de 80 minutos, com dois tempos de 40 minutos mais o tempo de descontos determinado pelo árbitro. Normalmente a partida se encerra com a bola parada, exceção feita quando se é marcado um try: o árbitro deve permitir a cobrança da conversão mesmo com o tempo terminado.

Dúvidas? Sugestões? Críticas? Comente aí embaixo!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: