Google+

terça-feira, 8 de setembro de 2015

As cores dos leões

No dia 06 de julho de 2013, sábado, o British and Irish Lions - ou apenas Lions - enfrentou e venceu a seleção da Austrália por 41 a 16. Foi a segunda vitória dos leões contra os wallabies (Austrália 21 x 23 Lions no primeiro jogo e Austrália 16 x 15 Lions no segundo) no tour daquele ano, o que significou o fim de um jejum de dos britânicos em seus tours que durava desde 1997 (quando venceram o tour contra a África do Sul).
Pra entender melhor, os Lions surgem em 1888 como British Isles e com o intuito de ser uma seleção do Reino Unido para enfrentar as potências do rugby no hemisfério sul em tours periódicos por Nova Zelândia, Austrália, África do Sul e, em algumas ocasiões, Argentina. 
Mas, o intuito desse post é responder uma pergunta que ficou no ar durante a transmissão do jogo na ESPN Brasil e que, dado que não pude ver o jogo, me foi repassada por um amigo: por que o uniforme dos Lions tem a camisa vermelha, calções brancos e meiões azuis e verdes?
Bem, depois de uma pesquisa pelo Google e Wikipedia, cheguei aos seguintes fatos: como uma seleção do Reino Unido, as cores originais do seu uniforme dos Lions remetiam as cores da bandeira desse país: suas primeiras camisas eram listradas em azul, vermelho e branco - ainda que o tamanho dessas listras variasse a cada tour.

Em 1910, quando o selecionado passa a contar, realmente, com integrantes dos 4 países membros do Reino Unido, os escoceses fazem prevalecer no tour pela África do Sul um uniforme com camisas azuis, calções brancos e meias vermelhas. Isso durou até 1938, quando os tours cessaram por causa da 2ª Guerra Mundial.

Ao voltar com os tour em 1950, quando visitariam Austrália e Nova Zelândia, os Lions resolvem trocar a cor do uniforme. Isso por que, no tour de 1930 por esses mesmos países, houve um certo mal-estar quando, por causa das camisas azuis dos Lions, os All Blacks tiveram de jogar de branco. Além disso, nesse mesmo tour, os irlandeses começaram a mostrar descontentamento por não haver verde nos uniformes. Dessa maneira, o novo uniforme adotou como cores camisa vermelha (Gales), calções brancos (Inglaterra) e meias azuis e verdes (Escócia e Irlanda, respectivamente). 
Dessa maneira, só podemos constatar que a escolha e distribuição específica dessas cores tem relação com o fato de terem pensado numa combinação de uniforme que não confundisse a cor da camisa dos Lions com a cor de nenhuma das das grandes seleções do hemisfério sul - preto da Nova Zelândia, verde da África do Sul e amarelo da Austrália -, já que os tours dos Lions são sempre contra as mesmas.

Membros do British and Irish Lions no Autralia Tour 2013: Johnny Sexton, Leigh Halfpenny, Brian O'Driscoll, Sam Warburton, Manu Tuilagi, Ben Youngs e George North.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: