Google+

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Uma breve introdução a história do rugby (ou rúgbi ou râguebi), parte 2: as Olimpíadas

O dia 9 de outubro de 2009 foi um dia histórico para os amantes do rugby: assim como o golfe, o esporte ganhava a condição de esporte Olímpico, pelo menos nas Olimpíadas de 2016 e 2020. Tal fato foi recebido com grande entusiasmo no Brasil devido ao fato de as Olimpíadas terem como sede a cidade do Rio de Janeiro e, consequentemente, nossas seleções já estarem classificadas para tal evento. Mas, o que poucos sabem é que o rugby, bem como o golfe, já foram esportes Olímpicos.
Desde a segunda edição dos Jogos Olímpicos modernos (e de verão), em 1900 em Paris, o rugby já fazia parte da competição graças ao criador dos Jogos modernos, o Barão Pierre de Coubertin, que era entusiasta da categoria e havia apitado a final do primeiro campeonato francês de rugby. Nesses Jogos, a anfitriã França sagrou-se campeã depois de vencer Alemanha (27 a 17) e Inglaterra (27 a 8). Estes dividiram a prata, já que não ouve confronto direto entre eles. A França ainda sagrou-se campeã geral, deixando pra trás uma equipe mista (permitidas a época) bem como outros 23 países.

O Barão Pierre de Coubertin e o seu bigode (ou seria o do Charles Miller?)

Em 1904, em Saint Louis, Estados Unidos, o esporte não esteve presente. Retornou em 1908, em Londres quando um time australiano representando a Australásia (região que compreende a Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné e algumas ilhas menores da Indonésia) venceu a Grã-Bretanha, campeã geral, pelo placar de 32 a 3.
Em 1912 o rugby, uma vez mais, esteve ausente. Com a Primeira Guerra, a competição retornou apenas em 1920, na Antuérpia, Bélgica, quando apenas dois times disputaram o torneio de rugby: Estados Unidos e França. Os americanos, campeões gerais, venceram por 8 a 0. Essa foi a primeira Olimpíada da qual o Brasil participou (apenas com participantes do sexo masculino), conquistando uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze, todas na categoria tiro desportivo.
Na Olimpíada seguinte, mais uma vez realizados em Paris, Estados Unidos e França puderam repetir o embate dos Jogos anteriores, mas dessa vez com a Romênia como terceiro participante. A França, favorita, bateu a Romênia pelo placar de 61 a 3 enquanto os americanos venceram os romenos por 37 a 0. O encontro das duas seleções na final teve como placar final  17 a 3 para os americanos - uma vez mais, campeões gerais. A torcida francesa, insatisfeita e irritada com o placar, partiu para cima dos jogadores reservas americanos e dos árbitros. Segundo Rouget Maia, em post logo após a confirmação do rugby nas Olimpíadas, a confusão cessou apenas com a intervenção policial.
Veja um vídeo com imagens da final de 1924, sem os lances da confusão:


Em 1928, nos Jogos de Amsterdã, Holanda, o rugby já não mais aparecia entre os esportes oficiais. Nem mesmo o Barão de Coubertin conseguiu reverter a decisão da retirada da modalidade das Olimpíadas. O esporte reapareceu na histórica Olimpíada de Berlim em 1936, mas apenas como categoria demonstrativa, ou seja, sem direito a medalha. Rouget Maia, única fonte que encontrei sobre esse fato, cita que Itália, Romênia, Alemanha e França teriam sido os participantes da modalidade. Na final, os franceses bateram os anfitriões por 19 a 14.
Houveram tentativas em Jogos posteriores (1960 - Roma, Itália; 1980 - Moscou, Rússia; 1988 - Seul, Coréia do Sul), mas sempre denegados. Tais negativas podem ser associadas a dois fatos:
1) A World Rugby não se tornou membro do Comitê Olímpico Internacional - COI até 1995; 
2) Foi uma saída do COI para acalmar os ânimos dos países africanos e outros que haviam boicotado os jogos de Montreal, Canadá, em 1976 e que queriam a exclusão da Nova Zelândia da competição: os All Blacks, equipe nacional de rugby do país, haviam excursionado pela África do Sul em pleno boicote internacional ao apartheid.
Cabe lembrar que o rugby praticado até então nas Olimpíadas era o Rugby XV e que em 2002, após as Olimpíadas de Sydney, Austrália, o rugby de sete (ou Rugby Sevens ou Rugby 7s) foi indicado e recomendado com esporte Olímpico, acabando por ser aceito, como já dito inicialmente, em 9 de outubro de 2009.
As competições de rugby nas Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro, acontecerão no Estádio de Deodoro entre os dias 6 e 11 de agosto. Clique aqui e aqui para mais informações.

Fontes:

Imagem:

Vídeo:
Retirado do YouTube

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: