Este esporte é responsável pelo terceiro maior evento esportivo do mundo, a Copa do Mundo de sua categoria, e é o segundo esporte em equipe mais praticado no mundo. Mundialmente, o esporte é conhecido como rugby. Para o português, existem as traduções rúgbi (Brasil) e râguebi (Portugal). Mas, se voltarmos à origem do termo, acabaremos por chegar à uma pequena cidade inglesa localizada no condado de Warwickshare (algo como Vila do Pavio de Guerra) onde fica a tradicional Rugby School, umas das public schools (escolas particulares para a nobreza) responsáveis por criar o ideal de cavalheiro vitoriano no século XIX e considerada o berço do esporte que leva o seu nome. Usando a tradicional medida inglesa, podemos afirmar que Rugby fica a 84,8 milhas a noroeste de Londres (algo em torno de 135,68 km) - um pouco menos de 2h de viagem.
Diz a lenda que, neste colégio, em 1823, durante uma partida de futebol, William Webb Ellis teria pego a bola com as mãos e corrido com ela sob seus braços, dando os primeiros passos no que viria a ser conhecido, esportivamente, como rugby. Vale lembrar aqui duas coisas: 1) o football ainda era um esporte nascente, com regras divergentes em cada colégio onde era praticado e que só foi sistematizado em 1863, quando se cria a Football Association (FA); 2) haviam muitos esportes praticados em vários lugares do mundo onde se 2 equipes se colocavam em oposição e uma bola (ou um objeto qualquer) era disputado por ambas, seja com os pés ou com as mãos. Cabe citar o cuju na Ásia, o kemari japonês, o harpastum romano, o calcio fiorentino, o jogo de bola mesoamericano, dentre outros esportes que são praticados até hoje em suas versões originais ou mesmo em formatações modernas - como o fight football (do calcio fiorentino) e o ulama (do jogo de bola ameríndio). Clique aqui, aqui, aqui e aqui e veja um pouco a história do rugby e desses esportes.
Em suma, podemos mesmo afirmar que em todo o mundo surgiram maneiras de se representar combates e/ou guerras sem que, necessariamente, o inimigo fosse morto. Ou será que os termos keeper (inglês, que pode ser traduzido como guarda, carcereiro, capataz) de goalkeeper, wing ou asa/ala, arqueiro, ponta-de-lança, defensor e atacante - próprios ao futebol e seus primórdios - são congênitos?
Vídeo sobre o calcio italiano (em italiano, sem legendas)
Vídeo amador de uma partida de kemari
Primeira parte, de três, de um documentário da New Frontier sobre o cuju (em inglês e chinês, quando se tem legendas em inglês)
Vídeo amador de uma apresentação onde o juego de pelota maya ou jogo de bola mesoamericano é representado
Uma partida de ulama (em inglês)
Vídeo promocional da Fight Football League
Voltando ao rugby, temos que o mesmo nasce a partir das práticas de football do século XIX na Inglaterra. Tanto é que o esporte é denominado, ao menos inicialmente, como rugby football. Além disso, até 1871, quando o rugby era ainda restrito à ilha da Bretanha, os clubes ingleses que praticavam o esporte eram filiados à Football Association (FA). A retirada desses clubes da FA e a criação da Rugby Football Union (clique aqui para um breve panorama de sua criação) ocorrem após as regras sobre como utilizar as mãos e derrubar o adversário que segurasse a bola com as mesmas foram retiradas das regras do futebol. Vale lembra, também que, ainda hoje, no troféu dado ao vencedor da Copa do Mundo de Rugby está inscrito The International Rugby Football Board, logo acima de The Webb Ellis Cup.
Troféu que campeão da Copa do Mundo de Rugby recebe
Certamente que há muitas coisas em comum, mas também há evidentes diferenças entre futebol e rugby - como evidenciam vários vídeos e comunidades, muitos de teor provocativo, no YouTube. Além disso, a expansão de ambos os esportes está associada à influência inglesa pelo mundo por todo o século XIX e início do século XX. Mesmo no Brasil o esporte teria sido introduzido ainda no século XIX, segundo o esgotado livro História do Futebol no Brasil (Edições Leia, 1950) de Tomás Mazzoni. No mesmo livro, é apontado que até o pai do futebol brasileiro Charles Miller teria sido fundamental, principalmente no estado de São Paulo, na propagação do rugby. Em 1895 ele organizara o primeiro time de rugby de São Paulo no São Paulo Athletic Club ou, simplesmente, SPAC - um dos times mais tradicionais do Brasil, com 12 títulos brasileiros. Clique aqui e aqui para ler mais sobre o assunto.
Charles Miller e o seu bigode
Ainda que, hoje, a Inglaterra seja apenas a 6ª seleção no ranking da World Rugby, pode-se perceber sua grande influência no esporte através de algumas informações:
a) Sobre o principal torneio de seleções do hemisfério norte: somando-se os Home Nations (competição com as seleções da ilha da Bretanha), os Five Nations (some-se a França as Home Nations) e os Six Nations (some-se a Itália aos outros cinco países), a Inglaterra é a seleção com o maior número de títulos (25), de Tríplices Coroas (23) - quando, fazendo parte das Home Nations, se vence as outras três seleções - e de Grand Slams (12) - quando se é campeão vencendo todas as outras seleções da competição.
b) Sobre a Copa do Mundo: criada em 1987, a Copa do Mundo teve um único vencedor que não fosse do hemisfério sul: a Inglaterra em 2003. Os outros títulos são de Austrália (campeã em 1991 e 1999), África do Sul (campeã em 1995 e 2007) e Nova Zelândia (campeã em 1987 e 2011). Pode-se argumentar que a influência do rugby na África do Sul ocorra, em maior escala, sobre os descendentes de holandeses, mas isso não tira o fato de que todos esses países foram colônias inglesas.
c) Algumas outras das principais seleções do mundo são seleções de países que ou foram colônias ou sofreram grande influência inglesa. Segundo o ranking da World Rugby, temos: Argentina (8ª), Fiji (10ª), Samoa (11ª), Tonga (13ª), Estados Unidos (16ª), Canadá (18ª) e Uruguai (19ª). Todas estão na atual edição da Copa do Mundo, na Inglaterra.
Bem, o post está ficando longo. Para não deixá-lo (mais) enfadonho, trataremos dos assuntos que ficaram de fora em outro(s) post(s).
Fontes:
Imagens:
Vídeos:
Todos os vídeos foram retirados do YouTube