Google+

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O filho do Barão

Todo mundo já ouviu falar de Barão do Rio Branco. Ou, pelo menos deveria ter ouvido: patrono da diplomacia brasileiro, advogado, historiador e geógrafo, José Maria da Silva Paranhos Júnior é um homem importante da história do Brasil e grande responsável por nossas fronteiras serem o que são hoje. Se tiver interesse em saber mais sobre ele, pesquise por seu nome no Google (dica quente, hein?!). Todavia, não é dele que pretendo falar, mas sim de um de seus filhos: Paulo Agenor do Rio Branco da Silva Paranhos (foto). Mas, por qual motivo?
Bem, pelo simples motivo de Paulo do Rio Branco ser o primeiro jogador de rugby de nacionalidade brasileira a jogar em nível internacional. Nascido em 1876, em Paris, Paulo jogou pelo State Français entre o final do século XIX e início do século XX ganhando 6 campeonatos franceses (1893 - com 17 anos -, 1894, 1895, 1897, 1898 e 1901), sendo vice-campeão em outras 2 oportunidades (1896 e 1899) e jogando pela França no ano de 1886. Jogava, principalmente, de fullback. Paulo, médico formado, também serviu como voluntário na Primeira Guerra Mundial no hospital Franco-Brasileiro. Morreu em Paris em 1927, aos 52 anos.
Dúvida? Clique aqui, aqui e aqui para acessar, respectivamente, os artigos sobre Paulo do Rio Branco na Wikipédia em português, inglês e francês (a que contém o artigo mais completo). Ainda assim, se não acreditar em um site que pode ser ajustado de acordo com qualquer indivíduo, clique aqui para ver a ficha da final do Campeonato Francês de Rugby de 1893 no site da Ligue Nationale de Rugby. Observe o P. Da Silva Paranhos delio Branco.
"Descobri" o que escrevi acima há cerca de três anos, através de um post de Fernando Portugal em sua página do Facebook perguntando sobre a veracidade da informação sobre Paulo. Que essa história possa, então, servir de inspiração para nossos rugbiers.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: