Uma das coisas que mais tive que fazer quando comecei a jogar regularmente o PES - lá pelos idos de 2006-2007 - foi alterar os escudos das equipes não-licenciadas no jogo. Digo "tive" pois havia meio que um mal-estar me consumindo por jogar com equipes com escudos genéricos. Bem, enfim, o fato é que por conta disso comecei a procurar conhecer melhor os escudos das equipes e, em dado momento, me vi querendo entender a simbologia por trás de cada um dos escudos.
Recentemente, um escudo que chamou a minha atenção foi o do Girondins de Bordeaux (ou, como dito em nossa querida mídia esportiva, Bordô) e fiquei imaginando o que o símbolo de perigo biológico fazia no centro do escudo de Le club au scapulaire.
Obviamente que, depois de comparar os símbolos, há de se observar que os mesmos apenas se lembram. Mas, ainda assim, o que seria esse símbolo no escudo dos Les marine et blanc?
Numa pesquisa que levou um pouco mais de tempo do que esperava, encontrei na versão em espanhol do site da UEFA a resposta para meu questionamento: este é o símbolo da cidade da Bordeaux e é formado por três luas crescentes entrelaçadas representando o caminho que faz o Rio Garonne (Garona), no centro da cidade.
Além das luas crescentes, também podemos observar o chevron - esse símbolo em formato de V ou compasso -, que é usado na camisa da equipe como escapulário desde 1938, seu segundo ano como equipe profissional¹.
Curtiu? Se tiver mais interesse na história do Girondins de Bordeaux, acesse o site oficial da equipe: www.girondins.com. E não se preocupe em entender francês; o site também tem versão em inglês.